Título:     A dança do ventre e seus benefícios

Autor(a): Tata, contribuidora do portal
Data:       24/abr/2009
Descrição: Descrição bem resumida dos movimentos da dança do ventre. Traz uma lista com 24 benefícios.
Comentários: Apesar de apresentar inconsistência na contextualização histórica, traz uma boa coletânea de informações disponíveis na internet referentes aos benefícios da dança do ventre. Não cita nenhuma fonte. 
Estatística: 25 parágrafos, 52 linhas, 484 palavras



Título:     Saiba o que a dança do ventre provoca no seu corpo

Autor(a): Redação Terra Mulher
Data: 09/dez/2001
Descrição: O texto é quebrado em três partes. O primeiro aborda auto-estima, prazer e sensualidade. O segundo, cita 9 benefícios da dança do ventre. O terceiro e último, conta um pouco da história e menciona alguns dos instrumentos e adereços usados durante a dança.
Comentários: A junção dos 3 textos é um bom resuminho da dança do ventre. Aborda um assunto interessante que são os benefícios para as adolescentes durante a puberdade. Não cita fontes, mas ao longo das matérias entrevista professoras e alunas.
Estatística: 21 parágrafos, 69 linhas, 689 palavras
Abrir texto puro: Saiba o que a dança do ventre provoca no seu corpo
Baixar original em pdf



Título:     Exercícios que modelam o corpo e turbinam a vida sexual

Autor(a): Cláudia Borges
Data:       28/ago/2012
Descrição: Faz comparação entre as modalidades: ballet, yoga, pilates, dança do ventre e musculação.
Comentários: Sobre a dança do ventre, fala resumidamente sobre os benefícios estéticos e psicológicos. Para o pilates, consulta uma especialista. Para a yoga, cita fonte. Para as demais modalidades, não cita fonte.
Estatística: 5 parágrafos, 18 linhas, 185 palavras (texto referente à dança do ventre)



Título:     Benefícios da dança do ventre após a gravidez

Autor(a):  Redação Sempre Materna
Data:       09/09/2007
Descrição: Fala sobre os efeitos do parto sobre o corpo da mulher. Explica como a dança do ventre se adequa ao pós-parto, como e quando está deve ser iniciada. Por fim, explica os efeitos benéficos da dança do ventre para a mulher.
Comentários: Entra um pouco em aspectos técnicos, porém não explica as razões dos benefícios. Texto agradável e de leitura fluida. Aborda um pouco o lado terapeutico da dança do ventre e seu impacto no feminino.  Não cita fontes.
Estatística: 13 parágrafos, 55 linhas, 588 Palavras


Título:     Em tempos modernos, dança do ventre resgata autoestima feminina

Autor(a): Samantha Silva
Data:       09/dez/2012
Descrição: Excelente matéria sobre a dança do ventre. Aborda temas como os movimentos da dança, autoestima, sensualidade, preconceito, padrões físicos, efeitos sobre o corpo, etc. Traz ainda uma entrevista com a bela Mahaila El Helwa.
Comentários: Texto fundamentado em entrevistas com profissionais da dança do ventre. Lança luz sobre um tema pouco abordado, que é a influência da dança do ventre na geração de hormônios, fato esse, que segundo a entrevistada, desqualificaria essa modalidade de dança para crianças (isso vai contra o que a maioria das profissionais da dança afirmam).
Estatística: 21 parágrafos, 119 linhas, 1441 palavras



Título:     Bate-papo com Márcia Ferrarezi - professora de dança do ventre

Autor(a): Márcia Ferrarezi
Data:      16/fev/2002
Descrição: Bate papo muito interessante com professora Marcia Ferrarezi. São abordados uma gama variada de assuntos relacionados à dança do ventre, como tempo para aprender o básico, emagrecimento, os benefícios, requisitos para uma boa bailarina, expressão facial, uso de acessórios, custo das roupas, origens, tipos de músicas e muito mais.
Comentários: Texto livre onde a professora responde as perguntas das internautas. Mostra a visão de uma profissional experiente na dança do ventre, onde a espontaneidade das respostas, devido a dinâmica desse tipo de entrevista, aumenta ainda mais a credibilidade do está sendo dito.
Estatística: 62 parágrafos, 254 linhas, 2180 palavras