O Que é Dança do Ventre

O QUE É E COMO É A DANÇA DO VENTRE

Tudo sobre a danca do ventre

Por Rhamza Alli

“A dança do ventre é uma expressão poética do corpo cheia de gestos e significados. É uma celebração a feminilidade, desenvolvida por mulheres e para mulheres.” (Rhamza Alli)

A história da dança do ventre é tão antiga quanto a história do homem, ou melhor, da mulher. É a primeira dança feminina de que se tem registro. Enquanto as outras danças eram executadas pelos homens e claramente ligadas à sobrevivência (chuva, caça, etc), desenhos em cavernas de mulheres dançando, mostram-nas com ventre em evidência.

Os movimentos de contração, ondulação e vibração foram desenvolvidos pelas mulheres e para as mulheres em função de aliviar dores menstruais e preparar os músculos para a sustentação da gestação e o trabalho de parto, também como um culto à Grande Deusa (natureza) em prol da fertilidade - do ventre e da terra.

Mas, afinal de contas, o que é a dança do ventre? O único e verdadeiro significado desta dança, é o poder de criação incutido nela, a fertilidade, a gestação, a maternidade. Ocasiões festivas como casamentos, colheitas, aniversários, festas religiosas, bênçãos, curas, afazeres do dia-a-dia, enfim, tudo que faz parte da vida é comemorado com música e dança por esse povo, cada região, cada tribo, com suas tradições e particularidades, mas sempre honorando à vida.



Shimmy, shimmie, vibração de quadil - dana do ventre

Como é a Dança do Ventre

A Dança do Ventre consiste em conjunto de movimentos de vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem todo o corpo.

O shimmy (vibração) dos quadris é o movimento mais conhecido, mas, na realidade, o fundamento da dança do ventre é o controle abdominal e o isolamento das partes do corpo. Uma vez que se atinge estes dois princípios básicos, os movimentos acima citados estendem-se às outras partes do corpo: quadris, torso, ombros, braços, cabeça e pescoço isolados ou em diversas combinações. Uma dança do ventre tradicional inclui movimentos lateralizados e retos de pescoço, quadris e torso, ondulações de braços e mãos, tremidas suaves e rápidas de ombros, seios e quadris, movimentos circulares do torso com caídas e acentuações emendadas com ondulações de peito e abdômen. Movimentos vibratórios de extensão e contração dos músculos abdominais isolados ou combinados com os pélvicos. As figuras "círculo" (início da vida) e "oito" (infinidade da vida) são amplamente usadas em diversas dimensões, também isoladas ou em combinações.

Os movimentos da dança do ventre

Movimenta o corpo todo

Além de todos os movimentos básicos, a dança deve aflorar e ser acrescida de giros, cambrées, espirais, trabalho de chão. Apesar do nome dança do ventre, podemos chamá-la de Dança do Corpo, pois movimenta todo o corpo por dentro e por fora. As pernas e pés, são usados, entretanto apenas para a sustentação e o deslocamento da bailarina, sem ênfase em seus movimentos como se a bailarina fosse uma serpente.

A dança do ventre é caracterizada por movimentos suaves e fluidos, dissociando e coordenando diferentes do corpo de cada vez. Enfatiza os músculos abdominais e do tronco, com movimentos de tórax e os ombros, e também ondulações com os braços. Os movimentos ondulatórios e rotativos lentos muitas vezes simbolizam tristeza, enquanto que os movimentos rápidos, com choque e vibração, expressam alegria.

Restrições da dança do ventre - gordinhas podem fazer

Uma dança para todas as mulheres

Também conhecida como dança oriental ou dança árabe, ela conecta profundamente a mulher com a sua feminilidade, pois os órgãos internos são estimulados através de movimentos específicos da região pélvica, abdominal e da respiração, ajudando, desta forma, a descobrir o prazer de ser mulher.

Aumenta a feminilidade. Ajuda a se conectar à essência do feminino, permitindo ao mesmo tempo explorar seu poder de sedução, e a superar os preconceitos impostos pela sociedade. O erotismo existe apenas aos olhos de quem vê.

Não há idade, peso ou medida para começar. A dança oriental é adequada para todas as idades e para pessoas de qualquer constituição, pois a dançarina é quem controla as exigências físicas.


Lindas roupas para dança do ventre

Roupas Maravilhosas

As roupas de dança do ventre são deslumbrantes!!! Muitas mulheres começam a dançar justamente pela beleza dos figurinos. Não tem como não se sentir linda e empoderada usando essas roupas, com tanto glamour, o brilho e sensualidade.

As roupas representam um papel fundamental na dança, apresentando uma infinidade de opções e combinações! Seus preços variam bastante, podendo custar o mesmo que uma mensalidade de aula iniciante ou chegar ao valor equivalente a 3 anos aulas. Porém, sofisticação definitivamente não é pre-requisito. O mais importante é saber dançar e qual roupa usar. Não raro vemos apresentações incríveis com figurinos básicos. Os tipos de roupas usadas na dança são bustiês, cinturões, saias, véus e acessórios. Os tecidos brilhantes como cetim e elastano podem ser usados com acabamentos de pérolas, moedas, correntes e miçangas. Os bordados são feitos com materiais de lantejoula, canutilhos, vidrilhos, miçangas e pedras chaton. Os véus são confeccionados com seda, cetim ou chiffon e possuem diversas cores.

Visual Tags:

TAGS: O que é dança do ventre; como é a dança do ventre; acessório; roupas; movimentos; estilos; limitações; restrições; origem; história da dança do ventre; escola; aulas para iniciantes; professora; benefícios; saúde; corpo; benefícios para mente; autoestima; autoimagem; postura; aceitação; empoderamento; harém; odaslica; dança cigana; ciganos; egito; shimmy; shimmie; feminilidade; autoconhecimento; endorfina; dopamina; convívio social; prazer; bem-estar