Benefícios Físicos

Os Benefícios Físicos da Dança do Ventre

Atividade Física e Condicionamento

Atividade Física & Condicionamento

Na dança do ventre, o corpo inteiro está trabalhando: glúteos, coxas e abdômen são contraídos, ajudando no fortalecimento muscular e na modelagem dos quadris e da cintura. Dançar é um bom exercício cardiovascular, melhorando a flexibilidade e a força. A prática constante ajuda a melhorar a postura e a aumentar o poder de concentração. Além disso, a dança tem um duplo papel, primeiro enche o cérebro com endorfinas e aumenta a dopamina, produzindo um relaxamento mais natural. Segundo, nos dá mais ânimo para vencer a inércia de ficar em casa sem fazer nada!

Combate a Rigidez. Graças ao trabalho em separado de cada parte do corpo, como quadril, costelas, peito, ombros, cabeça, etc. Permite o desbloqueio, a fluidez, a coordenação e a eliminação dos conhecidos nódulos de tensão, que se formam devido ao stress, esgotamento físico ou falta de exercício de certos músculos. A flexibilidade é uma parte importante para ser saudável. Dançar requer uma grande quantidade de flexibilidade. A maioria das aulas de dança do ventre envolvem movimentos que estimulam o alongamento. As dançarinas devem se esforçar para completar uma série de movimentos “aquecendo” todos os principais grupos musculares. Dançar uma música inteira faz com que a bailarina execute movimentos que exigem flexão e alongamento.

Fortalece a Musculatura e o Abdomen - dança do ventre

Força, Resistência & Postura

Aumenta a Força. Força é a habilidade de um músculo para agir contra uma resistência. A dança do ventre desenvolve força fazendo os músculos resistirem contra o peso do próprio corpo da dançaria. Exige muita força dos músculos da perna, braços e abdômen, especialmente a musculatura interna. Porém, apesar de aumentar um pouco a massa muscular, a dança não é uma atividade para tal finalidade. Para realmente ganhar massa é importante combinar a dança com a musculação.

Melhora a circulação. Ao exercitar os músculos, eles precisam de mais oxigênio, fazendo o sistema circulatório funcionar mais rápido para atender essa demanda. O coração bate mais rápido o sangue flui mais intensamente, limpando as células de toxinas e fazendo o metabolismo trabalhar em um nível adequado. Fortalece o sistema circulatório e equilibra a pressão arterial.

Aumenta a Resistência – A dança do ventre, como todo exercício físico, aumenta a capacidade dos músculos para trabalhar duro por períodos cada vez mais longos sem fadiga. A dança regular é uma ótima opção para melhorar a resistência.

Má postura. Hoje em dia, devido a determinados postos de trabalho que tendem a nos afastar de uma postura adequada, a pessoa tem desenvolvido intensas dores pelo corpo, afetando áreas como as costas, ombros, braços, etc. As posições mantidas na dança árabe ajudam a eliminar maus hábitos e proporciona maior flexibilidade nas costas, buscando centralizar a coluna e melhorar o equilíbrio, fazendo isso de maneira descontraída e natural.

Cérebro, memória e cognição - dança do ventre

Memória & Cognição

Toda atividade física traz benefícios para o cérebro por diferentes razões. Em termos fisiológicos, fornece melhores condições para seu funcionamento e manutenção de suas estruturas. Em termos cognitivos, quanto mais complexa e desconhecida a atividade, melhores os resultados. E é aqui que dança se destaca. Estudos mostram que a dança traz resultados superiores a muitas outras atividades. E dentre as modalidades de dança, a dança do ventre está entre as de alta complexidade! Agora a parte mais legal: a dança do ventre é uma delícia e é para todas as mulheres!

A dança ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas. É uma maneira de trabalhar a parte motora e, ao mesmo tempo, os aspectos cognitivos do praticante. Permite uma integração maior entre os aspectos físicos e emocionais, possibilitando maior atenção e concentração em todas as atividades diárias. As novas descobertas da ciência mostraram que as atividades físicas, notadamente a dança, promovem mudanças químicas que ocorrem no cérebro. Com efeito, o exercício frequente e coordenado pode dobrar o volume de oxigênio que chega ao cérebro, fazendo funcionar ativamente seus neurotransmissores. Sabemos que a dança faz mais do que construir músculos, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas, colabora na manutenção da memória, melhorando habilidades de concentração e atenção. Porém a dança do ventre vai muito além do que uma simples caminhada. Por envolver uma série de movimentos independentes, mas que precisam ser coordenados de maneira harmoniosa entre si e com a música, a dança do ventre é uma poderosa atividade para o cérebro.

Paz, harmonia e equilíbrio com a dança do ventre

Homeostase & Harmonia

Cólicas menstruais e sistema digestivo. Tem sido demostrado que as dores diminuem graças aos movimentos pélvicos, que fazem massagem na zona afetada, fazendo-a funcionar melhor internamente, sem recorrer a produtos químicos. Geralmente diminuir cólicas menstruais. Sabemos também que esses movimentos ondulatórios a ajudam no funcionamento do intestino.

Melhora osteoartrite. Harmoniza a função dos músculos com as cartilagens e as articulações. O exercício estimula estas "dobradiças" do corpo a ficarem móveis e as alimenta com a lubrificação natural do corpo. O sedentarismo leva à perda desta mobilidade e a consequente perda de elasticidade. A dança do ventre estimula o movimento de fluidos através do corpo.

Ajuda no combate à fibromialgia. Em estudos controlados, pacientes que realizaram as aulas de dança do ventre demonstraram melhora da dor, da resistência, do estado geral de saúde, da vitalidade e dos relacionamentos sociais, em comparação com as pacientes do grupo-controle, que apenas fizeram exercícios regulares convencionais.

Queima Calorias. De acordo com vários estudos, dança do ventre queima por volta de 300 calorias por hora.



Visual Tags:

TAGS: O que é dança do ventre; como é a dança do ventre; acessório; roupas; movimentos; estilos; limitações; restrições; origem; história da dança do ventre; escola; aulas para iniciantes; professora; benefícios; saúde; corpo; benefícios para mente; autoestima; autoimagem; postura; aceitação; empoderamento; harém; odaslica; dança cigana; ciganos; egito; shimmy; shimmie; feminilidade; autoconhecimento; endorfina; dopamina; convívio social; prazer; bem-estar