Objetivo



Trabalhar com músicas e estilos mais específicos, desenvolvendo cada vez mais habilidades e possibilidades para ligações, leitura musical e técnica de movimentos. Estudar ainda mais profundamente músicas clássicas, ritmos e folclore árabe. O objetivo deste ciclo é aumentar o repertório de movimentos, com as mais variadas possibilidades dentro dos estilos da dança árabe.


Características




Neste nível são trabalhados os ritmos zaff, fallahi, jurk, bolero e soudi, além do aprofundamento do estudo do estilo baladi com a priorização de ligações mais complexa de movimentos e a aplicação de técnicas percussivas mais apuradas. No folclore temos o estudo do kaleegee e do folclore estilizado, complementando com o estudo dos acessórios candelabro e snujs. Dentro da música clássica são feitas as maiores combinações possíveis entre os grupos de movimentos percussivos, deslocamentos, sinuosos e braços. Quanto à interpretação e expressão, estudamos mudança de intenção, naturalidade, elemento surpresa e humores da música.
Ao final deste nível a aluna deve dominar o estilo clássico, ter desenvoltura no estilo baladi e saber caracterizar os outros principais estilos de dança árabe, podendo ter mais escolhas para suas apresentações solo. Neste estágio os solos são de plena autoria da aluna, tendo o pleno domínio de sua coreografia e mais autonomia na forma de improviso. Sua dança deve ser mais envolvente, chamando mais a atenção do público, com maior qualidade técnica, maior repertório de movimento, sequencias mais criativas e, principalmente, expressividade.


Conteúdo



Continuidade e aprofundamento do estudo dos ritmos Zaff, Fallahi, Jurk, Bolero, Soudi e Chiftetelli, com movimentos específicos para cada um, cobrindo os grupos dos sinuosos, percussivos e deslocamentos. Na música clássica, trabalhamos os deslocamentos, combinações de movimentos com chassé, combinações de arabesque, ligações de movimentos, ovinhos. Aprofundamento no Baladi, com base teórica, conjunto de movimentos, características, incluindo Taksim Baladi e Shaabi. Percussão, com técnicas mais apuradas e variações específicas para cada movimento. Folclore estilizado e khaleege. Estudo de braços. Acessórios candelabro e snujs. Atenção à interpretação e expressão, mudança de intenção e humores da música, naturalidade e elemento surpresa.