Objetivo



Produzir uma dança mais fluente e harmoniosa. Perceber a diferença entre leitura musical simples e precisa. Utilizar as principais técnicas de ligação de movimentos e oscilação de velocidade. Evoluir da Técnica I (conhecimento do movimento propriamente dito) para a Técnica II (conhecer as variações do movimento)


Características



Neste nível os movimentos são divididos por grupos sinuosos, percussivos, deslocamentos e folclóricos. Proposta de estudo de ligação de movimentos em níveis gradativos: sozinho, inteiro com inteiro, metade com metade, um dentro do outro. Utilização dos braços em movimento com as possibilidades: sozinhos, simultâneos e alternados em diferentes planos. Acentuamos a utilização de musicas cantadas para as ligações dos movimentos e também para a leitura musical (melodia, percussão e voz), buscando uma leitura mais precisa para cada sonoridade utilizando a técnica de oscilação de velocidade.Estudo de ritmos mais específicos para cada grupo de movimentos. Mudança de energia do movimento, com intencionalidades forte, fraca, leve, suave e precisa. Introdução à Música Clássica, na vertente Rotina Oriental. Aprofundamento em véu simples, véu wings e véu leque. Estudo dos estilos da dança do ventre, incluindo a caracterização dos instrumentos árabes.
Ao final deste ciclo as alunas devem ser capazes de executar uma dança mais fluente, com mais ligações e variações de movimentos incluindo uma interação harmônica com os braços. As alunas devem sair com uma fluidez melhor com os véus, um contraste maior entre movimentos mais acentuados e mais arredondados na leitura musical, caprichando na intencionalidade dos movimentos, postura, ocupação do espaço e desenvoltura em cena. Neste momento a aluna já pode se dedicar mais com o objetivo de fazer um solo, de uma música não muito longa com a utilização de algum acessório já estudado ou não em que ela mesma possa coreografar e treinar até o momento da apresentação.


Conteúdo



Aprendizagem e estudo de ritmos mais específicos como malfuf, ayoub, masmoud kilbir e whada. Foco em mudança de energia do movimento, controle e isolamento, com as intenções forte, fraca, leve, suave e precisa. Estudo da música clássica, abordando entradas com véu e combinações entre deslocamentos. Ligações de Movimentos. Ligações de Pedaços de Movimentos. Oscilação de velocidade, combinações entre tempos e velocidade. Braços, com utilização dos planos, em posição ou em movimento nas possibilidades. Caracterização dos instrumentos árabes.Aprofundamento em véus (simples, leque, wings)