Objetivo


O principal objetivo deste nível é proporcionar dinamismo na dança, melhorando a intencionalidade e utilização dos movimentos. Aprendizagem e reconhecimento dos ritmos baladi, leitura melódica e conhecimento sobre os estilos da dança do ventre. Construção das famílias de movimentos, ou seja, os posicionamentos em comum entre os movimentos.


Características


Neste momento ocorre a aprendizagem dos ritmos baladi: Maksoum, Said, Masmoud Sahir. Ocorre também a leitura musical, os conceitos de alternância, prolongamentos, oscilação de velocidade e das ligações das famílias de movimentos. Na leitura melódica a utilização de cada instrumento árabe e na percussiva, a diferenciação da leitura do ritmo e floreio. No aspecto técnico a base será a utilização dos principais deslocamentos na 1/2 ponta, as mudanças de níveis e a execução da 1/2 dos principais movimentos. O estudo dos ritmos vai permitir a iniciação aos snujs e folclore, com foco no Said com e sem bastão, além do uso do pandeiro. Ocorre ainda o início ao improviso, com bases e com os movimentos ditados por elas. Ao final deste estágio as alunas deverão saber reconhecer os  principais ritmos baladi  em sua sonoridade e os principais características. Neste momento a dança deve ser mais dinâmica utilizando melhor o espaço, combinações de movimentos e com uma leitura musical simples identificando a base percussiva,  melódica e marcações. Neste estágio as alunas já são capazes de produzir o improviso direcionado, ou seja,  uma situação em que elas estudem a música anteriormente de acordo com as orientações dadas em aula  sem uma coreografia pronta pela professora.


Conteúdo


Deslocamentos e giros, meia ponta, diferença de níveis (alto, médio, baixo), 1/2 do movimento e novos movimentos como redondo pequeno fora do eixo com joelho chassé, andadas meia ponta, arabesque, quebradinho para cima. Aprendizagem dos ritmos baladi Maksoum, Said e Masmoudi Sahir. Leitura musical melódica e caracterização dos instrumentos melódicos. Dinamismo para os braços em movimento. Ligações simples de movimentos. Soltura de quadril.