Os Benefícios Terapêuticos
da Dança do Ventre

       
                           
 


Os Benefícios Terapêuticos




 

             

Ela também funciona como uma terapia mental, pois ao entrar em contato com o seu corpo, a partir de manifestações da expressão corporal, há um desbloqueio psicológico, despertando a autoestima. Para muitos de seus defensores, os benefícios para a mente chegam a representar uma forma de terapia, melhorando o nível de conforto de quem gosta de praticá-la regularmente.

 
 Desbloqueios. Provoca o desbloqueio físico, psicológico e mental que induz a geração de mudanças de atitudes, fazendo a pessoa a se sentir mais segura sobre a vida.
 
Expressão das emoções. Trabalha-se com os estados de humor como tristeza, alegria, doçura, que refletem no corpo, É uma dança que é capaz de traduzir o que acontece no interior da bailarina, encontrando nesta forma manifestação um grande alívio, tranquilidade e harmonia.

 
Estimula a criatividade. É uma dança que valoriza a capacidade de improvisar, permite a livre criação do intérprete, a expressão de sentimentos, sendo um meio para "contar uma história". É uma dança que valoriza a espontaneidade, o que nem sempre é verdade em todas as danças, e muito menos na vida social.

 
 Autoconfiança. Ajuda a restaurar a autoconfiança e superar velhos medos. Ao longo da vida, podemos construir percepções negativas sobre nós ou nosso corpo, gerando complexos e inseguranças. Esta dança ajuda a desnudar nossos comportamentos, de maneira simples e natural.

 
Ela ajuda a melhorar a comunicação. Dançar com os outros, seja em danças coletivas ou apenas compartilhando com mais pessoas um espaço onde usamos essa linguagem corporal, nos faz desinibir e criar relações muito diferentes daquelas criadas fora desse ambiente.

 
Não é uma dança que busca mulheres de corpo perfeito e vida tranquila, pelo contrário, executar os famosos movimentos com os quadris trabalha a autoestima feminina, faz a mulher se aceitar, redescobrindo a si mesma e acalmando a mente agitada dos dias de hoje. Esse equilíbrio ajuda a encontrar o foco de onde melhorar, vencendo a inércia e trazendo motivação no dia a dia.   

Quem pratica a dança do ventre garante que ela trabalha a sensualidade  da mulher, mas sem apelações. As mulheres começam a se ver diferente, se redescobrem, ficam mais seguras e fazem vivem seu dia a dia com mais prazer.